Qualquer pessoa se preocupa com o que os outros falam e pensam a seu respeito, principalmente quando se tem uma turma, ou seja, um grupo.
A pressão que é exercida pelos grupos pode ser boa, mas também pode ser má, levando a pessoa a “matar” aulas, roubar e consumir drogas.
Dentro de uma turma sempre tem alguém que pressiona a fazer algo que você não quer. Na maioria das vezes, a pessoa apela para a gozação e ameaça você a ficar fora do grupo. Você, por sua vez, tem medo de ser abandonado pela turma e pode ser tentado a ceder. Lembre-se: você não é obrigado a fazer tudo o que seus amigos querem! Seja você mesmo!
(Jéssica Cristina da Silva)
A gravidez na adolescência é uma questão que exige muita consciência. Colocar uma criança no mundo exige muita responsabilidade, coragem e força de vontade, pois, para uma criança ser feliz, precisa de muito afeto, amor e carinho, e não só de comida e roupas novas.
Adolescentes que engravidam quase nunca têm consciência do que estão fazendo, pois, para ter um filho, é necessário ter condições de dar uma família e de ensinar o que é o certo e o errado – coisa que os adolescentes nem sempre estão preparados para fazer.
Algumas adolescentes não escolhem seu parceiro na relação sexual, e acabam engravidando muito cedo por que não quis usar o preservativo. Só depois de engravidarem elas vão perceber que o preservativo é uma forma segura de se evitar uma gravidez não-planejada - além de prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis -, e não ter do que se arrepender futuramente.
Em todo caso, adolescentes que não tomaram os cuidados adequados e tiveram filhos, têm que ter muita responsabilidade. As crianças não pedem para virem ao mundo: elas só vêm ao mundo devido às atitudes das pessoas. E eu digo que uma criança vem ao mundo para ser querida por todos, e não para ser maltratada, pois nós todos somos seres humanos e temos direito de ter afeto, amor e respeito.
(Crislaine da Silva Alves)
CRISLAINE RECOMENDA: Assistam ao filme “Meninas”, documentário brasileiro que conta a história de adolescente que engravidaram.
O trabalho na Juventude
Tenho 17 anos, moro em Lima Duarte e não consigo encontrar trabalho remunerado.
A cidade é pequena e faltam oportunidades para os jovens, principalmente para os que têm menos de 18 anos. Fico indignada, pois quero trabalhar e ser mais independente, ter meu próprio dinheiro e continuar estudando para ter um futuro melhor. Já procurei um estágio em lojas e em outros lugares, porém não consegui, pois as pessoas não estão dispostas a oferecer trabalho para jovens, pois julgam que são inexperientes e não têm capacidade de cumprir determinadas tarefas.
Penso que existe um preconceito dos mais velhos com os mais jovens. Acho que eles deveriam dar uma oportunidade ingressarmos no mercado de trabalho, porque, afinal de contas, os jovens são o futuro da humanidade.
(Cíntia Elizabete da Silva)