A gravidez na adolescência é uma questão que exige muita consciência. Colocar uma criança no mundo exige muita responsabilidade, coragem e força de vontade, pois, para uma criança ser feliz, precisa de muito afeto, amor e carinho, e não só de comida e roupas novas.
Adolescentes que engravidam quase nunca têm consciência do que estão fazendo, pois, para ter um filho, é necessário ter condições de dar uma família e de ensinar o que é o certo e o errado – coisa que os adolescentes nem sempre estão preparados para fazer.
Algumas adolescentes não escolhem seu parceiro na relação sexual, e acabam engravidando muito cedo por que não quis usar o preservativo. Só depois de engravidarem elas vão perceber que o preservativo é uma forma segura de se evitar uma gravidez não-planejada - além de prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis -, e não ter do que se arrepender futuramente.
Em todo caso, adolescentes que não tomaram os cuidados adequados e tiveram filhos, têm que ter muita responsabilidade. As crianças não pedem para virem ao mundo: elas só vêm ao mundo devido às atitudes das pessoas. E eu digo que uma criança vem ao mundo para ser querida por todos, e não para ser maltratada, pois nós todos somos seres humanos e temos direito de ter afeto, amor e respeito.
(Crislaine da Silva Alves)
CRISLAINE RECOMENDA: Assistam ao filme “Meninas”, documentário brasileiro que conta a história de adolescente que engravidaram.
Publicada por
Projovem 2° Turno
0 comentários:
Enviar um comentário