"Pensamos.. diferentes..E daí? amizade é respeitar o espaço do outro"Projovem

Este blog servirá para o registro das vivencias e experiências adquiridas pelos jovens do coletivo 2, durante as atividades das oficinas do Projovem Adolescente de Lima Duarte.

JUVENTUDE E VIOLÊNCIA
Neste artigo, a Fernanda reflete sobre as relações entre a juventude e a violência nos dias atuais.
Juventude Violenta

No mundo em que estamos vivendo é cada vez mais freqüente ouvir falar de jovens e adolescentes que brigam por qualquer motivo, são autoritários, pensam que mandam em tudo e podem fazer o que der vontade. Enfim, jovens violentos. Mas, por quê tanta rebeldia?
Até em pequenas cidades como Lima Duarte aumenta a cada dia o número de jovens que entram para o mundo das drogas, talvez por curiosidade, por vontade própria, pra tentar esquecer os problemas familiares ou até mesmo por ganância de dinheiro.Esse caminho é muito fácil de entrar, pois muitos querem se aproveitar dos jovens por serem “aventureiros”. Então, de início, oferecem a droga gradativamente para experimentarem, até se viciarem e terem que comprar. Daí os problemas: como a maioria não tem dinheiros para sustentar o vício, são capazes de tudo, roubam e até matam para conseguir uma grana.
Em festas é comum a gente ver jovens fumando, cheirando, injetando, se embriagando para, segundo eles, “curtirem melhor a festa”. Mas como curtir se quando estão drogados qualquer esbarrão é motivo de discussões e brigas que podem gerar rivalidades entre bairros e até morte? Então, essa “curtição” acaba se tornando um grande problema, porque ao entrarem em confusão podem ser presos ou ir para instituições para menores, destruindo a suas vidas e, conseqüentemente, a dos seus pais.
A juventude hoje está violenta sim. No entanto, ainda tem aqueles jovens que só querem curtir sadiamente, sem destruírem as suas vidas nem as dos outros. Esses jovens vêem seus amigos e familiares se “acabando” e não podem fazer nada a não ser convencê-los de que esse não é o melhor caminho.
Uma das soluções seria os governantes investirem em esporte e lazer, dando a oportunidade para os próprios jovens verem que não vale a pena destruir sua vida por drogas e violência.
A juventude precisa fazer a diferença e não se envolver em confusão, pois envolvendo-se em violência, eles serão suas vítimas, mas se fizerem coisas boas, se unirem-se para a paz, terão como recompensa coisas boas. Se nós, jovens, somos o futuro do amanhã, e se o futuro está sendo plantado hoje, o que mais queria é que amanhã pudesse colher bons frutos. É só fazermos a nossa parte!

1 comentários:

Um abraço colegas!

Maycon Morais - Coordenador de Inclusão Digital
Projovem Adolescente - Campos, RJ

Enviar um comentário

Rádio - ProJovem Radical

v

Garagem do ProJovem

v

Rádio Novela - Cap. 1 "Éramos dois em um"

v

Rádio Novela - Cap. 2 "Éramos dois em um"

v